quarta-feira, 8 de abril de 2015

Peteca




Material Necessário: Peteca.
Duração: 7 aulas.
Conteúdo: atividades que englobem o aprimoramento das habilidades motoras, lateralidade, cumprimento de regras e normas, além de os alunos utilizarem os diversos movimentos corporais para estabelecerem seus movimentos próprios na objetividade da abordagem com o instrumento peteca.

Conhecimentos construídos: jogar peteca convencionalmente, em duplas ou em grupos, estabelecendo normas próprias baseadas em normas oficiais, recriando movimentos para melhor atender à abordagem de sucesso durante a brincadeira.

Objetivos
De ensino: Compreensão de que a Peteca já é um esporte oficial, com regras próprias já estabelecidas; desenvolver a coordenação motora fica; desenvolver/aprimorar o reflexo, o tempo de reação responsorial correspondente ao comando; socialização e construção das adaptações necessárias à faixa etária, conhecimento histórico acerca da invenção e evolução do brinquedo até tornar-se esporte.
De aprendizagem: utilizar a peteca como forma de lazer, compreendendo suas várias formas de prática; aprimoramento da coordenação através da prática, potencializar o tempo de reação a determinado estímulo, valorização do seu corpo e de suas potencialidades e capacidades expressivas; percepção das diferenças corporais; cumprimento de combinados em grupo; valorização e respeito para com todos os participantes dos jogos; consciência de que perder ou ganhar faz parte do jogo e não relacionar isso a fracasso ou sucesso; gosto e prazer em jogar com o outro e consciência do seu corpo no movimento perceptivo das relações tempo-espaço.

Desenvolvimento
Aula 1: Apresentação do conteúdo. Aula demonstrativa utilizando o objeto tema central da aula: Peteca.Quem conhece? Como conheceu? Já vivenciaram a brincadeira? Conhece alguma regra?

Aula 2: Histórico: De onde vem a peteca? Fundamentação histórica acerca da invenção e evolução da peteca. Indivíduos criadores, objetos de uso, primórdios da confecção. Evolução do instrumento. Como é a peteca nos dias de Hoje? Principais mudanças nas características e valores culturais acerca do envolvimento mineiro na criação.

Aula 3: Produção oral com destino escrito com o tema: A história da peteca: da peteca dos índios até a peteca de hoje. Juntamente com os alunos caracterizar o processo histórico da peteca desde sua criação até hoje.

Aula 4: Vivência prática: Formas oficiais de manusear. Abordagem na peteca pelo tapa por baixo: Em duplas um de frente para o outro, em uma distância preestabelecida, tocar a peteca para o colega utilizando o fundamento apresentado. Determinar um tempo para a brincadeira: 20 minutos, por exemplo. O professor deverá passar de dupla em dupla para corrigir e orientar quando for necessário. Realizar uma roda de conversa ao final da vivência para estabelecer uma possível adaptação de movimentos para favorecer à faixa etária.

Aula 5: Vivência prática: Formas oficiais de manusear. Abordagem na peteca pelo tapa por cima: Em duplas um de frente para o outro, em uma distância preestabelecida, tocar a peteca para o colega utilizando o fundamento apresentado. Determinar um tempo para a brincadeira: 20 minutos, por exemplo. O professor deverá passar de dupla em dupla para corrigir e orientar quando for necessário. Realizar uma roda de conversa ao final da vivência para estabelecer uma possível adaptação de movimentos para favorecer à faixa etária.

Aula 6: Tendo vivenciado as duas principais formas de manuseio, cada dupla irá escolher a melhor forma de abordagem (a qual mais se identificou) para vivenciar nesta aula. A dupla também poderá utilizar as adaptação estabelecidas nas duas aulas anteriores para melhor seu desempenho com a peteca. O professor deverá passar de dupla em dupla para corrigir e orientar quando for necessário.

Aula 7: Em quartetos, os alunos deverão elaborar técnicas e sequências de troca de passe com a peteca para que todos do grupo possam participar de forma satisfatória e com o melhor desempenho possível. O tempo estabelecido será de 25 minutos. Ao final do tempo reúne-se em uma roda de conversa para cada grupo compartilhar sua estratégia e dizer se ela deu certo ou não.