1 – Derrube a Torre (Handebol)
Recursos:
- Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)
- Uma mesa (carteira de sala de aula)
- Um cone
- Giz para marcação do piso
Descrição:
- Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o aluno que propiciou a perda da posse da bola.
Variação:
- Podem ser colocados mais alunos ou no interior do círculo ou ao seu redor.
- Podem ser acrescentadas mais bolas ao jogo.
2 – Limpando seu campo (Voleibol)
Recursos:
- Bolas e rede de voleibol
Descrição:
- Duas equipes irão de posicionar uma em cada lado da rede. Cada integrante das equipes estará com uma bola nas mãos, e ao comando inicial deverá joga-la por cima da rede para o outro campo, devendo ir buscar novas bolas que estejam em seu campo e joga-las seguidamente por cima da rede. Ao comando final, a equipe vencedora será a que estiver com o menor número de bolas no seu campo.
Variações
- Colocar bolas de diferentes tamanhos e pesos no jogo.
- Colocar um número de bolas superior ao dos participantes.
Recursos:
- Uma bola de futebol ou similar
- Trata-se de um jogo muito conhecidos entre as crianças. Uma roda é formada e um aluno é escolhido para ficar em seu interior. Os demais alunos ficam trocando passes entre si com os pés podendo dar três toques na bola antes de passa-la e sem deixar o “bobinho” tocar nela. Cada vez que o “bobinho” tocar na bola, ele troca de papel com aquele aluno que ocasionou o toque. Cada vez que o aluno ocasionar a saída da bola da formação do círculo também deve assumir o papel de “bobinho”.
Variações:
- Aumentar o número de toques na bola.
- Diminuir o número os toques na bola.
- Colocar mais de um “bobinho” no interior da roda.
- Colocar mais de uma bola.
Recursos:
- Bolas de Basquete
Descrição:
5– Prática de Corrida (Atletismo)
6– Aquecimento Saltando (Atletismo)
7– Corrida do Jornal (Atletismo)
8– Pinobol (Handebol)
9– Atividade lúdica para vivência da corrida em velocidade (Atletismo)
10– Introdução à corrida (Atletismo)
- Forma-se colunas nas quatro extremidades da quadra, de frente para o meio. Numeram-se os alunos de cada coluna, conforme a sua totalidade. Posicionam-se as quatro bolas de basquete ao centro da quadra, uma para cada equipe. Ao comando do professor, o número chamado levanta-se, dirige-se até o meio, pega a bola referente à sua equipe, volta em direção à cesta de basquete próxima de onde estava sentado e a arremessa até realizar o ponto. Conforme as cestas forem convertidas, os alunos retornam até o meio da quadra com a bola, deixando-a onde estava, e retornam ao seu lugar inicial. Os pontos são marcados por ordem de chegada.
Recursos:
- Cordas, Pneus, Bambolês, Cones, Giz, Corda de diversos tamanho e bolas variadas
Descrição:
- Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes. No espaço da aula disponibilizar diversos materiais como: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz, etc. Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito.
Variações:
- Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã.
- Fazer uma votação com a turma do circuito que eles mais gostaram de realizar.
Recursos:
- Diversos objetos para servir de obstáculo.
Descrição:
- Alunos em fila, caminhando devem saltar objetos dispostos no caminho. Em seguida, fazer o mesmo trajeto correndo. Dar continuidade, organizando bambolês próximos uns aos outros, e os alunos deverão saltá-los.
Recursos:
- Jornais
Descrição:
- Cada aluno deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela;
Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás; Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.
Recursos:
- Sete a Quinze cones
- Bola de borracha
Descrição:
- Alguns cones de plástico são espalhados aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma gradual".
Recursos:
- Nenhum
Descrição:
- Correr em todas as direções, em ritmo moderado, desviando-se dos colegas. Ao sinal do professor, parar de frente para um colega, cumprimentá-lo batendo com as duas mãos juntas no ar. Em seguida continuar correndo.
Recursos:
- Nenhum
Descrição:
- Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo1. Corrida simples (ida e volta)2. Corrida simples segurando 1 bola (ida e volta)3. Corrida simples dar a volta em 1 cone e voltarAo final o professor dirá o menor tempo de cada aluno, explicando que ao final do conteúdo Atletismo repetiremos o “teste” para comparar os resultados.
Variações:
- Estipular outras formas de corrida.
Muito boas as idéias!!
ResponderExcluirTbm am
ExcluirParabens boas atividades!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns professora e obrigado me ajudou bastante
ResponderExcluirMe ajudou muito
ResponderExcluirOi meu nome é gyovanna eu tenho 11 anos eu tô no 5 ano b e amei as atividades muito até escrevi 2 atividades no meu caderno para trabalho
ResponderExcluirFico muito feliz por você ter gostado!
ExcluirOeu filho tem 10 anos e está no sexto ano e usou para fazer um trabalho de educação física escolar
ResponderExcluirQue legal! Se ele precisar de auxilio com alguma atividade é só entrar em contato.
ExcluirQuerida nem uma criança de 10 anos pode estar no sexto ano só se colocou ele com 4 anos bom até 11 anos pode estar no sexto mas 10 aí você já está falando lorotas
ExcluirAchei muito legal parabens
ExcluirExcelentes atividades !
ResponderExcluirMuito obrigada!
ExcluirEu usei para fazer um trabalho de educação física na minha escola que eu estou cursando o selimo ano...
ResponderExcluirMano eu revirei praticamente para achar isso é quando acho para mim tá serto aí entrei nesse site ou blog e vejo que o meu está errado vei só muito lerda
ResponderExcluirvdd kk escreveu certo com s kkk
ExcluirProfessora exemplo será que há outro haderbol pq o meu está diferente desse
ResponderExcluirAjudou muito bastante!!!
ResponderExcluirA meio só queria saber ser alguém sabe na educação física oque é desenvolvimento alguém saber me diz pfvr!!
ResponderExcluirMe ajudou muito obrigado
ResponderExcluirAmeeeei me ajudou muuuuito parabéns! 😘😘😍😍😍 Obrigado pela ajuda! 😘
ResponderExcluirObg
ResponderExcluirObrigado ajudou bastante Obrigado pela ajuda 😊😊
ResponderExcluirQuem e o autor?
ResponderExcluirisso esta certo mesmo porque nao sei se esta comparado a pergunta de mimha pesquisa, me ajudem por favor
ResponderExcluir