Jogos de Raciocínio e Atenção

Qual é o seu lugar?
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • Os estudantes devem ser separados em grupos, formando filas. De acordo com a orientação do professor, as filas devem ser reorganizadas a partir de características, como ordem alfabética de nomes, ordem cronológica da data de nascimento, número do tênis, tamanho das mãos, entre outros. A fila que se organizar por primeiro de forma correta marca ponto.

  1. Contrários
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • O jogo consiste em realizar ações contrárias ao que o “comandante” falar, como por exemplo:
  • Correr – ficar parado
  • Gritar – fazer silêncio
  • Agachar – pular
A cada três comandos pode-se escolher um novo comandante, possibilitando que todos os estudantes passem por esta função.

  1. Pense rápido
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  • Nenhum
Descrição
  • O grupo forma um círculo e um estudante fica no centro. Este estudante aponta para uma pessoa do círculo, dizendo o nome. Imediatamente as duas pessoas que estão ao lado de quem foi apontado devem falar um adjetivo que inicie com a letra do nome desta pessoa. Quem falar por último deve sentar. Troca-se a posição de quem estava no centro com quem foi apontada. O jogo continua até que restem apenas duas pessoas.

  1. Segure e deixe cair
Recursos
  • Uma bola de borracha
Descrição
  • Os estudantes deverão estar em círculo, com uma pessoa no centro. O estudante que está no centro deve lançar a bola para um colega do círculo, dizendo “segure” ou “deixe cair”. O estudante que recebe a bola deve executar o contrário da ordem que foi dita. Ao errar, troca-se de lugar com a pessoa do centro do círculo.

  1. Cadeiras piscantes
Recursos
  • Cadeiras
Descrição
  • Os estudantes formam dois círculos concêntricos:
  • no círculo de dentro os estudantes deverão estar sentados em cadeiras, sendo que algumas estarão vazias;
  • no círculo de fora ficam os estudantes em pé atrás das cadeiras.
  • O objetivo de quem está em pé é sempre manter um estudante sentado na cadeira à sua frente e o objetivo de quem está sentado é tentar trocar de cadeira quando recebe um chamado. Para isto, quem está atrás das cadeiras vazias deverá piscar para quem está sentado, chamando-o para sua cadeira. O estudante em pé não pode deixar seu colega da cadeira levantar, segurando-o no ombro. É importante depois de um determinado tempo os estudantes trocarem de círculo.

  1. Tempestade
Recursos
  • Cadeiras ou arcos
Descrição
  • Os estudantes estarão sentados nas cadeiras ou em pé dentro dos arcos e deverão seguir o comando do professor como: para a direita, para a esquerda. No momento que o professor falar tempestade, todos deverão trocar de cadeira/arco. Quem ficar por último poderá fazer os comandos em seguida.
  • Para crianças pequenas pode-se contar uma história, dizendo que eles estão em um barco que conforme a maré se desloca para a esquerda ou para a direita. O momento da tempestade é quando o barco perde o controle da direção e por isto todos tem que trocar de lugar.

  1. Impulso
Recursos
  • Nenhum
Descrição

  • Os estudantes em círculo estarão sentados no chão com as pernas cruzadas à frente do corpo. Cada estudante coloca a mão no joelho do colega ao lado. O objetivo da atividade é passar um “impulso” seguindo a ordem das mãos, batendo no joelho do colega. Quando alguém der duas batidas no joelho do colega o “impulso” troca a direção no círculo.

  1. Zum
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • Os estudantes em círculo deverão passar a vez para o colega ao lado com a palavra “zum”. Para alterar o sentido, o estudante deverá simular o som de uma freada.

  1. Adivinhe o comandante
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • Em círculo, um estudante se afasta do grupo enquanto os outros deverão escolher quem comandará o movimento. O estudante escolhido deverá criar e alterar os movimentos sem deixar que o outro estudante descubra quem é o comandante.

  1. Morto vivo/ careca cabeludo
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  • Nenhum
Descrição
  • Os estudantes devem ficar dispostos em pé e ao comando do professor realizar o gesto de acordo com o comando:
  • Morto = agachado;
  • Vivo = em pé;
  • Careca = mãos na cabeça;
  • Cabeludo = mãos afastadas próximas da cabeça.

  1. Descubra o objeto
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • Um estudante fica do lado de fora da sala, enquanto os outros deverão modificar ou esconder algum objeto da sala. O estudante que estava fora da sala deverá adivinhar o que foi modificado ou que está faltando.
  1. Erro na pose
Recursos
  • Nenhum
Descrição
  • Um estudante fica do lado de fora da sala, enquanto os outros deverão parar em uma pose, todos iguais. Um estudante deverá fazer na pose um detalhe diferente, como por exemplo, um pé virado para o oposto dos demais. O estudante de fora da sala deverá adivinhar qual pose esta diferente das outras.

  1. Batatinha frita 1, 2, 3
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  • Nenhum
Descrição
  • Os estudantes em fileira e um comandante à frente. De costas para os colegas, o comandante diz “Batatinha frita 1, 2, 3” e se vira de frente para o grupo. Os estudantes deverão deslocar-se tentando ultrapassar uma linha e no momento em que o comandante falar o número 3 todos deverão fazer estátua. Quem se mover retorna ao início.

  1. Minha tia trouxe
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  • Nenhum
Descrição
  • Os estudantes em círculo, o primeiro estudante diz que sua tia veio da Europa e lhe trouxe um determinado objeto “que faz assim” e realiza o movimento. Os demais estudantes imitam o movimento e o próximo acrescenta um objeto e um movimento e assim sucessivamente

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