Jogos Pré-desportivos

1 – Derrube a Torre (Handebol)

Recursos:
  • Uma bola de borracha pequena (que os alunos consigam empunhar para arremessar)
  • Uma mesa (carteira de sala de aula)
  • Um cone
  • Giz para marcação do piso


Descrição:
  • Coloca-se o cone sobre a mesa e marca-se um grande círculo a sua volta (num tamanho que possibilite deslocamentos em todas as direções). Um aluno é escolhido para ficar dentro do círculo com a missão de proteger o cone usando seus braços e pernas (defesa no handebol). Três alunos são escolhidos para ficar ao redor do círculo trocando passes e arremessos tentando derrubar o cone. Quando a bola for interceptada pelo aluno do interior do círculo, este troca de lugar com o aluno que propiciou a perda da posse da bola.


Variação:
  • Podem ser colocados mais alunos ou no interior do círculo ou ao seu redor.
  • Podem ser acrescentadas mais bolas ao jogo.

2 – Limpando seu campo (Voleibol)

Recursos:
  • Bolas e rede de voleibol

Descrição:
  • Duas equipes irão de posicionar uma em cada lado da rede. Cada integrante das equipes estará com uma bola nas mãos, e ao comando inicial deverá joga-la por cima da rede para o outro campo, devendo ir buscar novas bolas que estejam em seu campo e joga-las seguidamente por cima da rede. Ao comando final, a equipe vencedora será a que estiver com o menor número de bolas no seu campo.

Variações
  • Colocar bolas de diferentes tamanhos e pesos no jogo.
  • Colocar um número de bolas superior ao dos participantes. 

3– Bobinho (Futebol)


Recursos:
  • Uma bola de futebol ou similar
     Descrição:
  • Trata-se de um jogo muito conhecidos entre as crianças. Uma roda é formada e um aluno é escolhido para ficar em seu interior. Os demais alunos ficam trocando passes entre si com os pés podendo dar três toques na bola antes de passa-la e sem deixar o “bobinho” tocar nela. Cada vez que o “bobinho” tocar na bola, ele troca de papel com aquele aluno que ocasionou o toque. Cada vez que o aluno ocasionar a saída da bola da formação do círculo também deve assumir o papel de “bobinho”.

Variações:
  • Aumentar o número de toques na bola.
  • Diminuir o número os toques na bola.
  • Colocar mais de um “bobinho” no interior da roda.
  • Colocar mais de uma bola.

4– Experimentando o basquete
         
        Recursos:
  • Bolas de Basquete
   
        Descrição:
  • Forma-se colunas nas quatro extremidades da quadra, de frente para o meio. Numeram-se os alunos de cada coluna, conforme a sua totalidade. Posicionam-se as quatro bolas de basquete ao centro da quadra, uma para cada equipe. Ao comando do professor, o número chamado levanta-se, dirige-se até o meio, pega a bola referente à sua equipe, volta em direção à cesta de basquete próxima de onde estava sentado e a arremessa até realizar o ponto. Conforme as cestas forem convertidas, os alunos retornam até o meio da quadra com a bola, deixando-a onde estava, e retornam ao seu lugar inicial. Os pontos são marcados por ordem de chegada.

 5– Prática de Corrida (Atletismo)

         
        Recursos:
  • Cordas, Pneus, Bambolês, Cones, Giz, Corda de diversos tamanho e bolas variadas
   
        Descrição:
  • Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes. No espaço da aula disponibilizar diversos materiais como: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz, etc. Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito. 

Variações:
  • Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã.
  • Fazer uma votação com a turma do circuito que eles mais gostaram de realizar.

  6– 
Aquecimento Saltando (Atletismo)
         
        Recursos: 
  •        Diversos objetos para servir de obstáculo. 
       
        Descrição:
  • Alunos em fila, caminhando devem saltar objetos dispostos no caminho. Em seguida, fazer o mesmo trajeto correndo. Dar continuidade, organizando bambolês próximos uns aos outros, e os alunos deverão saltá-los.

7– 
Corrida do Jornal (Atletismo)

      Recursos:
  • Jornais
       Descrição:
  • Cada aluno deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela;
    Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás; Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.Vencerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.

 8– 
Pinobol (Handebol)

      Recursos:
  • Sete a Quinze cones
  • Bola de borracha
       Descrição:
  • Alguns cones de plástico são espalhados aleatoriamente pelo pátio. (Se não houver esses cones, a dica é usar baldes ou banquinhos e cadeiras pequenas de plástico). Divide-se os estudantes em duas equipes, que ficam em fila indiana, uma ao lado da outra. Apenas dois alunos - um de cada equipe - competem de cada vez. O jogador da equipe A precisa "queimar" o adversário com uma bola. O jogador da B tem como objetivo derrubar os cones - o mais rápido possível e com qualquer parte do corpo. O professor dá a partida e cronometra cada etapa. Quando o aluno da B é atingido, ele é substituído pelo próximo da fila. O mesmo acontece com o jogador da equipe A assim que arremessa a bola. Quando a fila termina, os papéis se invertem. Ganha a equipe que derrubar todos os cones em menor tempo. Lembrete:Quanto maior o número de cones, mais difícil fica o jogo. Por isso, o melhor é ir aumentando a quantidade de forma gradual". 

9– 
Atividade lúdica para vivência da corrida em velocidade (Atletismo)

      Recursos:
  • Nenhum
       Descrição:
  • Correr em todas as direções, em ritmo moderado, desviando-se dos colegas. Ao sinal do professor, parar de frente para um colega, cumprimentá-lo batendo com as duas mãos juntas no ar. Em seguida continuar correndo.

 10– 
Introdução à corrida (Atletismo)

      Recursos:
  • Nenhum
       Descrição:
  • Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo
    1.    Corrida simples (ida e volta)
    2.    Corrida simples segurando 1 bola (ida e volta)
    3.    Corrida simples dar a volta em 1 cone e voltar
    Ao final o professor dirá o menor tempo de cada aluno, explicando que ao final do conteúdo Atletismo repetiremos o “teste” para comparar os resultados.
Variações:
  • Estipular outras formas de corrida.






26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora e obrigado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é gyovanna eu tenho 11 anos eu tô no 5 ano b e amei as atividades muito até escrevi 2 atividades no meu caderno para trabalho

    ResponderExcluir
  4. Oeu filho tem 10 anos e está no sexto ano e usou para fazer um trabalho de educação física escolar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Se ele precisar de auxilio com alguma atividade é só entrar em contato.

      Excluir
    2. Querida nem uma criança de 10 anos pode estar no sexto ano só se colocou ele com 4 anos bom até 11 anos pode estar no sexto mas 10 aí você já está falando lorotas

      Excluir
  5. Eu usei para fazer um trabalho de educação física na minha escola que eu estou cursando o selimo ano...

    ResponderExcluir
  6. Mano eu revirei praticamente para achar isso é quando acho para mim tá serto aí entrei nesse site ou blog e vejo que o meu está errado vei só muito lerda

    ResponderExcluir
  7. Professora exemplo será que há outro haderbol pq o meu está diferente desse

    ResponderExcluir
  8. A meio só queria saber ser alguém sabe na educação física oque é desenvolvimento alguém saber me diz pfvr!!

    ResponderExcluir
  9. Ameeeei me ajudou muuuuito parabéns! 😘😘😍😍😍 Obrigado pela ajuda! 😘

    ResponderExcluir
  10. Obrigado ajudou bastante Obrigado pela ajuda 😊😊

    ResponderExcluir
  11. isso esta certo mesmo porque nao sei se esta comparado a pergunta de mimha pesquisa, me ajudem por favor

    ResponderExcluir