Como Professora de Educação Física tenho a oportunidade de vivenciar diversas situações e proporcionar diversas experiências aos meus alunos.
Nesses 2 anos de Mais Educação na E. M. Maria Lúcia Passarelli tenho que confessar que aprendo cada vez mais com meus alunos.
Aprendi que nós, professores, devemos estar dispostos a aprender com nossos alunos e deixar de lado esse mito de que"professores são os donos de todo saber" e que nunca estamos errados.
Aprendi que ser professor é um processo diário de aprendizagem e exercício de paciência, a cada dia aprendo mais com meus alunos.
Nessas últimas semanas estou trabalhando com meus alunos a Educação Física Adaptada e esportes diferentes do tipico quarteto fantástico e percebi como as crianças estão dispostas a aprender algo novo.
Postarei no blog algumas dicas de atividades adaptadas e diferenciadas começando pelo Flag, que é uma alternativa viável e menos violenta para o Futebol americano.
Flag Football
Objetivos: Ampliar a cultura esportiva. Conhecer e jogar o flag football nas suas características. Comparar as modalidades flagball, rúgbi e futebol americano e classificá-las de acordo com critérios como as regras e os códigos de conduta, o campo de jogo, as habilidades e as técnicas utilizadas, os sistemas táticos de jogo, o número de jogadores e as diferentes funções etc.
1- Parte Inicial:
Roda de conversa sobre a atividade proposta, explicação sobre o surgimento do Flag Football. Como o flag não é muito conhecido no Brasil, fazer a comparação entre ele e jogos que se assemelham de alguma forma a ele, como o futebol americano e o rúgbi. Questionar à turma se alguém conhece esses esportes e se já praticaram. Alongamento.
Pique Flag
Cada aluno receberá dois flags (tiras) e prenderá a ponta da tira por dentro do calção, uma de cada lado do corpo (a tira ficará presa apenas pelo elástico do calção, não devendo ser amarrada na roupa). Um aluno é escolhido como o pegador (ele não terá flags).
Ao sinal do professor todos os alunos fogem do pegador que tentará arrancar as flags dos alunos em fuga. As flags arrancadas ficarão de pose do pegador. O primeiro aluno que perder as duas flags se tornará o novo pegador, reiniciando o pique. Em hipótese nenhuma um aluno pode segurar a flag para que a mesma não seja arrancada.
2- Parte Principal:
Manuseando a bola
De posse da bola para a aula, o professor irá propor aos alunos que situações onde os mesmos irão manusear, passar e lançar a bola de diferentes maneiras: Manusear a bola passando-a pelo corpo, em planos diferentes; Passar a bola para o colega diretamente e girando a bola; Lançar a bola para o colega a grandes distâncias, diretamente e girando a bola em espiral.
3- Parte Final:
Dividir a turma em grupos e pedir para que leiam as regras do futebol flag levada pelo professor. Após a leitura debater com os alunos para um melhor entendimento das regras e analisar com a turma possíveis adaptações para a realidade estrutural da escola.
Futebol flag
Após o entendimento e reestruturação do futebol flag para a turma, vivenciar com os alunos o jogo, associando as atividades desenvolvidas durante a aula com os fundamentos necessários para o jogo.
Recursos Didáticos: Bolas de futebol americano ou de rúgbi (ou bolas murchas de futebol). Tiras ou fitas de tecido.
Referências: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22324
Nenhum comentário:
Postar um comentário