Os mil e um movimentos da ginástica rítmica
Alunos da E. M. Profª Maria LúcaPassarelli |
A Educação Física é uma disciplina obrigatória da grade curricular da rede de ensino básico,
(PCN’s, 1997). Dentro desta área de conhecimento, alguns conteúdos específicos devem ser
trabalhados, como por exemplo, a ginástica. Apesar de sabermos que esta é uma prática que deu
origem à Educação Física, grande parte dos professores parecem ignorar esta temática
definitivamente. Como nos mostra Ayoub (2007, p.81): “Atualmente, a ginástica, como conteúdo
de ensino, praticamente não existe mais na escola brasileira. Aula de educação física na escola
tem sido sinônimo de aula de esporte. Mais ainda: sinônimo de “jogar bola””. Os conteúdos
voltados para os esportes coletivos com bola (basquetebol, handebol, futsal e voleibol), o famoso
“quarteto fantástico”, tem sido o principal ator do cenário da educação física escolar desde o
período em que passamos pela educação básica.
Fonte: http://move2012.sescsp.org.br/uploads/trabalho/39/b1a5b2a0403587f581d1cfffad82d0c6d60cbf30.pdf
A falta de aparelhos não pode ser desculpa! Abaixo estão algumas dicas de materiais alternativos.
Arco: sua confecção pode ser feita a partir de conduítes (canos de PVC) de 80 a 90 cm de diâmetro, unindo suas pontas com uma fita adesiva, como também substituído pelo bambolê, material barato e que muitas escolas possuem.
Bola: geralmente as escolas também contam este material que não tem um preço muito alto, mesmo porque a bola de GR pode ser substituída por uma bola de plástico com a qual os alunos geralmente têm contato nas brincadeiras extraescolares. Entretanto, há algumas soluções para a confecção de bolas, como as bolas de meia preenchidas por folhas de jornal (várias camadas) com seu acabamento (parte exterior) feito por bexigas. Outra opção é encher uma bexiga com areia ou painço, envolvê-la
com jornal com forro de fita crepe ou fita adesiva larga. Nesse caso, é preciso ter cuidado com o peso da bola que variará de acordo com a quantidade de areia ou painço. Recomendamos que não exceda os 400 gramas (que é o peso de uma bola oficial de GR).
Corda: outro aparelho também muito encontrado nas escolas e no cotidiano dos alunos é a corda. Para sua adaptação, sugerimos as cordas feitas de folhas de jornal enrolado e torcido, envolvidas com fita adesiva larga. Outras opções é o feitio de tranças de barbante grosso, de elástico ou de tecidos velhos, como lençóis e toalhas cortados em tiras.
Referência:
TOLEDO, Eliana. Fundamentos da ginástica rítmica. In: NUNOMURA, M; TSUKAMOTO, M.H. C. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009. p.143-172.
Nenhum comentário:
Postar um comentário