sábado, 27 de setembro de 2014

Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola



Esta foto mostra uma atividade realizada em uma aula de Educação Física: O circuito. 
É importante enfatizar as contribuições que atividades como esta trazem para os alunos, não querendo desprezar a  importância do esporte nas aulas de Educação Física, mas é necessário o desenvolvimento de outras atividades nas aulas, pois atividades variadas motivam os alunos, além de desenvolver diversas capacidades físicas.
Aulas motivantes exigem o desenvolvimento de atividades diferenciadas e também lúdicas. Moreira (2004, p. 80) afirma que ”a realização do lúdico se dá no jogo e que tem sua essência no divertimento – prazer, agrado, alegria.” Através de aulas lúdicas o professor pode fazer com que o aluno se sinta interessado pela sua aula e assim também queira participar delas, pois terá o prazer de vivenciar sempre algo diferente.

MOREIRA, E. C., (org.). Educação Física escolar: desafios e propostas. Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2004.


Plano de Aula: Circuito

1.Circuito Esportivo

Objetivo: 

Desenvolver a coordenação motora ampla, a habilidade e a integração. 
Desenvolver as diversas capacidades físicas com as práticas esportivas, envolvendo a sociabilização nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno. 
Estimular as diferentes modalidades sem a exigência da perfeição, utilizando o lúdico como ponto de partida.

Recursos: 

Três bolas de basquete, três bolas de futsal, três bolas de handebol, uma bola de vôlei leve e uma corda grande.

Desenvolvimento: 

Explica-se a dinâmica da atividade e permite-se que os alunos escolham os grupos dentro do número estipulado pelo professor. O número de alunos nos grupos não necessitam ser exatos, mas não podem diferenciar muito dos demais. 
Formam-se então cinco estações esportivas: pênalti, arremesso de handebol, arremesso na cesta, pular corda e minivôlei. Direciona-se um grupo para cada estação e dentro do tempo que resta da aula deixa-se um tempo para cada atividade, trocando-as para que todos os grupos passem por todas as estações. Quando todos os grupos estiverem posicionados nas estações, antes de iniciar a atividade, realizar alongamentos dos membros superiores e inferiores.

Variações: 

A cada cesta, ponto, gol e pulos, serão marcados pontos individuais monitorados pelo próprio grupo.


2. Circuito no pátio

Recursos:

Cones, bambolês, cordas, bolas, giz, elásticos, etc.


Desenvolvimento:

Percorrer circuitos: como primeiras atividades, organize no pátio da escola percursos ou labirintos, confeccionados com diferentes materiais: cordas, bancos, caixas, caixotes, pneus, bambolês, mesas, tábuas (você pode utilizá-las para fazer planos inclinados ou pontes), etc. Convide as crianças percorrerem esse circuito, explorando o espaço de diferentes maneiras: subindo, descendo, agachando-se, arrastando-se, pulando, passando por cima, por baixo, rodeando, equilibrando-se, pulando, passando por pontes e corredores, entrando e saindo de caixas e túneis de diferentes tamanhos, etc.


Montar um circuitos: A partir de ilustrações fornecidas pela professora conforme as crianças se familiarizam com esse tipo de atividade, você pode propor que te ajudem a confeccionar os circuitos. Imaginar possíveis trajetos e diferentes maneiras para percorrê-los é uma forma de antecipar as ações que serão realizadas. Organize as crianças em grupos de quatro. Entregue para cada grupo uma representação de um circuito que deverão montar. Os desenhos também são meios para a representação de idéias espaciais. Você pode utilizar imagens de livros:


Ou desenhar você mesma um esquema do circuito: 


Dicas:

Deixar que as crianças usem a criatividade e montem seus próprios circuitos.

3. Soltando a criatividade

Recursos:

Cones, bambolês, cordas, bolas, giz, elásticos, etc.

Desenvolvimento:

Dividir a turma em equipes de 6-10 participantes. No espaço da aula disponibilizar diversos materiais como: cordas, pneus, bambolês, cones, elástico, giz, etc. Cada equipe, uma de cada vez, deverá montar um circuito de corrida. O professor deve combinar um tempo que cada equipe terá para organizar o circuito (Ex: 5 minutos). Após pronto todas as equipes deverão experimentar o circuito. Para aumentar a motivação da atividade o professor pode cronometrar o tempo de cada equipe na realização dos circuitos, e ao final anunciar a equipe campeã. Outra sugestão é fazer uma votação com a turma do circuito que eles mais gostaram de realizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário