quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PARA COMEÇAR....

As aulas de Educação Física constantemente são citadas como as preferidas dos alunos e uma das poucas que possibilita uma integração social considerável entre os alunos. As aulas de Educação Física possibilitam até que alunos mais tímidos interajam com seus colegas.
as aulas de Educação Física possibilitam interação e socialização, se torna fundamental uma integração social para que os alunos possam desenvolver relações saudáveis, dentro e fora do âmbito escolar. Segundo Oliveira (1991) os contatos sociais e a interação compõem condições indispensáveis à associação humana. O professor de Educação Física, pode elaborar inúmeras atividades com seus alunos como forma de motivar, incentivar e estimular a criatividade e de seus alunos.
Além de possibilitar a integração social, o professor de Educação Física também tem como função estimular o processo de inclusão em suas aulas. As aulas de Educação Física devem dar oportunidade a todos os alunos, inclusive os menos habilidosos, possibilitando a motivação e também o interesse pelas aulas.
Para Moreira (2004, p. 22), “[...] o princípio da inclusão não deve desconsiderar as dificuldades dos alunos, mas sim fazer com que todos sejam importantes na aula e principalmente que se sintam bem”. Para ocorrer à inclusão e participação nas aulas à sensação de bem estar do aluno é muito importante, independente das suas limitações e dificuldades. É dever do professor buscar atividades que melhorem não só a aptidão física, mas que também promovam desenvolvimento psicológico e afetivo para seus alunos e que os motivem a participar de suas aulas.
Freire (1997) diz que é o professor quem deve exercitar o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo e motor) dos alunos, trabalhando com atividades que desenvolvam estas capacidades.


(Trecho retirado do Artigo "O impacto do Programa Mais Educação na mudança da vida social dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto" de Christian Mota e Karla Soares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário