As aulas de Educação Física constantemente são citadas como as preferidas
dos alunos e uma das poucas que possibilita uma integração social considerável
entre os alunos. As aulas de Educação Física possibilitam até que alunos mais tímidos interajam com seus
colegas.
as aulas de Educação Física
possibilitam interação e socialização, se torna fundamental uma integração
social para que os alunos possam desenvolver relações saudáveis, dentro e fora
do âmbito escolar. Segundo
Oliveira (1991) os contatos sociais e a interação compõem condições
indispensáveis à associação humana. O professor de Educação Física, pode elaborar
inúmeras atividades com seus alunos como forma de motivar, incentivar e estimular
a criatividade e de seus alunos.
Além de possibilitar a integração
social, o professor de Educação Física também tem como função estimular o
processo de inclusão em suas aulas. As aulas de Educação Física devem dar
oportunidade a todos os alunos, inclusive os menos habilidosos, possibilitando
a motivação e também o interesse pelas aulas.
Para Moreira (2004, p. 22),
“[...] o princípio da inclusão não deve desconsiderar as dificuldades dos
alunos, mas sim fazer com que todos sejam importantes na aula e principalmente
que se sintam bem”. Para ocorrer à inclusão e participação nas aulas à sensação
de bem estar do aluno é muito importante, independente das suas limitações e
dificuldades. É dever do professor buscar
atividades que melhorem não só a aptidão física, mas que também promovam
desenvolvimento psicológico e afetivo para seus alunos e que os motivem a
participar de suas aulas.
Freire (1997) diz que é o professor
quem deve exercitar o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo e motor) dos
alunos, trabalhando com atividades que desenvolvam estas capacidades.
(Trecho retirado do Artigo "O impacto do Programa Mais Educação na mudança da vida social dos alunos do ensino fundamental que participam do Projeto" de Christian Mota e Karla Soares)
Nenhum comentário:
Postar um comentário