domingo, 28 de setembro de 2014

Plano de Aula: Corrida de Obstáculos


Aquecimento:

Aquecimento Saltando

Desenvolvimento:

Alunos em fila, caminhando devem saltar objetos dispostos no caminho. Em seguida, fazer o mesmo trajeto correndo.
Dar continuidade, organizando bambolês próximos uns aos outros, e os alunos deverão saltá-los.

Variações:

Marcar o tempo de cada aluno, ao final anunciar o vencedor.

Corrida do Jornal

Desenvolvimento:

Cada aluno deve estar com duas folhas de jornal nas mãos. Ao sinal de início, devem colocar no chão, à sua frente, uma das folhas de jornal, e pisar sobre ela. Depois colocar a outra, dar um passo à frente pisando sobre ela, e apanhar a que ficou atrás, para tornar a colocá-la no chão, à sua frente e pisar sobre ela e apanhar a que ficou atrás. Farão a troca de jornal até atingir à linha de chegada.
encerá quem chegar primeiro sem rasgar o jornal.

Varações:

Usar bambolês no lugar dos jornais.

Parte Principal: Prática de Corrida cm Obstáculos

Desenvolvimento:

Demarcar uma área para a realização da atividade, indicando as linhas de saída e de chegada. (Essa atividade pode ocorrer individualmente ou em pequenos grupos de alunos.) Em seguida, dividi-los em equipes para realizarem circuitos competitivos

1. Inserir arcos no trajeto entre a linha de saída e a de chegada.
2. Introduzir mais um objeto no trajeto, como uma corda esticada no chão. Portanto, quando estiverem percorrendo o trajeto, os alunos devem saltar para dentro e para fora do arco e, diante da corda, caminhar sobre ela.
3. Algo para passar embaixo;
4. Para escalar
5. Engatinhar dentro de um túnel;
6. Contornar uma sucessão de bastões colocados paralelamente no chão;
7. Saltar elástico com altura de 40 centímetros.

Para finalizar as experimentações, convidar os alunos a criar uma nova ordem para apresentar os objetos, de modo a proporcionar um circuito diferenciado de movimentos e possibilidades motoras.

Volta à Calma: Choquinho

Desenvolvimento:

Dividir a classe em dois grupos de igual número e colocá-los (os grupos) sentados frente a frente, em fileira, de pernas cruzadas, cabeças abaixadas, olhos fechados e mãos dadas. O coordenador ficará de um dos lados, segurando as mãos dos primeiros participantes de cada grupo.
O jogo se inicia quando o coordenador aperta levemente e simultaneamente as suas mãos. Estes deverão passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo, quando isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o "choquinho" chegou até ele. O grupo que passar o "choquinho" primeiro será o vencedor.

Variações:

Um auxiliar do coordenador pode ficar na outra extremidade e indicar o vencedor.

Pode-se estipular que o impulso irá até o auxiliar, que o devolverá para que retorne ao coordenador.


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