quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Importância da Motivação na qualidade de aprendizagem e desempenho dos alunos

A motivação é considerada um dos principais fatores na qualidade de aprendizagem e no desempenho dos alunos. Para Campos (1998):

A motivação é uma “pré-condição” para a aprendizagem uma vez que emerge, sustenta, regula e direciona e conduta humana, num contexto educativo, justificando as nossas atitudes. Muitos profissionais questionam o que fazer para motivar os indivíduos ao aprendizado de uma tarefa, preocupado-se em como criar condições tais para que os alunos fiquem “a fim de aprender”. O desinteresse pela aprendizagem escolar tem se tornando um problema cotidiano e encontrar alternativas para esta questão é, sem dúvida, uma tarefa difícil para os profissionais da educação, havendo aí um duplo desafio: criar a necessidade e apresentar um objeto adequado para sua satisfação.


Nérici (1993, p. 75) entende motivação como processo que se desenvolve no interior do individuo e o impulsiona a agir em função de algo. O individuo motivado encontra-se disposto a despender esforços para alcançar objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário