A motivação é considerada um dos principais fatores na qualidade de
aprendizagem e no desempenho dos alunos. Para Campos (1998):
A motivação é uma
“pré-condição” para a aprendizagem uma vez que emerge, sustenta, regula e
direciona e conduta humana, num contexto educativo, justificando as nossas
atitudes. Muitos profissionais questionam o que fazer para motivar os
indivíduos ao aprendizado de uma tarefa, preocupado-se em como criar condições
tais para que os alunos fiquem “a fim de aprender”. O desinteresse
pela aprendizagem escolar tem se tornando um problema cotidiano e
encontrar alternativas para esta questão é, sem dúvida, uma tarefa difícil para
os profissionais da educação, havendo aí um duplo desafio: criar a necessidade
e apresentar um objeto adequado para sua satisfação.
Nérici (1993, p.
75) entende motivação como processo que se desenvolve no interior do individuo
e o impulsiona a agir em função de algo. O individuo motivado encontra-se
disposto a despender esforços para alcançar objetivos.
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