sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Plano de Aula: Iniciação ao Basquete


Aquecimento: Pique bola ao ar

Desenvolvimento: 

O jogador de posse da bola deve correr e jogá-la para cima dizendo o nome de uma criança participante que deverá apanhar a bola antes dela cair no chão e arremessá-la contra outro participante. O jogador que foi “acertado” reinicia o pique. Caso ninguém seja “acertado” o participante que arremessou é quem reinicia a brincadeira.

Parte Principal: Experimentando o basquete

Desenvolvimento:

Práticas corporais: Inicia-se experimentando os movimentos corporais relativos ao esporte: Dispersos pela quadra, ao sinal da professora deslocar-se para frente, para trás, saltar (Obs.: proponha desafios estimulantes. Torne divertido, use a criatividade).
 
Experimentar o manejo de bola: Dividir a turma em grupos de acordo com a quantidade de bolas disponíveis. Ao sinal do professor cada aluno pega 1 bola e por 5 minutos realiza os movimentos: passar de uma mão para outra, lançar ao alto deixar dar um quique e abafar com as 2 mãos, entre outros.

Deslocamento: Posicionar os alunos em colunas em uma das extremidades da quadra e propor que eles se desloquem quicando a bola: ida com a mão direita e a volta com a mão esquerda.

Prática de ArremessoForma-se colunas nas quatro extremidades da quadra, de frente para o meio. Numeram-se os alunos de cada coluna, conforme a sua totalidade. Posicionam-se as quatro bolas de basquete ao centro da quadra, uma para cada equipe. Ao comando do professor, o número chamado levanta-se, dirige-se até o meio, pega a bola referente à sua equipe, volta em direção à cesta de basquete próxima de onde estava sentado e a arremessa até realizar o ponto. Conforme as cestas forem convertidas, os alunos retornam até o meio da quadra com a bola, deixando-a onde estava, e retornam ao seu lugar inicial. Os pontos são marcados por ordem de chegada.



Volta à Calma: Jogo Cego

Desenvolvimento:

Senta-se os alunos em círculo, e a eles distribui um toco de giz, e uma venda para os olhos. O professor marca com um giz, um X, no chão. Os alunos com os olhos vendados tentarão marcar seu X sobre o X do professor.
Será vencedor da atividade quem mais aproximar seu X do X do professor. Pode-se ir eliminando o aluno em que o X ficar mais longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário